Seis pessoas morrem em naufrágio no Búzi
Pelo menos seis pessoas perderam a vida e um número ainda desconhecido de outras são dadas como desaparecidas, na sequência do naufrágio de uma pequena embarcação ocorrido na manhã desta segunda-feira na região de Nova Sofala, distrito do Búzi, na província central moçambicana de Sofala.
Pelo mesmo acidente cinco pessoas foram resgatadas com vida, tendo sido transportadas para o hospital local.
Fontes da Administração Marítima em Sofala confirmaram a ocorrência acrescentando que as vítimas mortais são três adultos e igual número de crianças.
No entanto, o chefe do posto administrativo de Nova Sofala, João Bizeque Júnior, disse ao Notícias que a referida embarcação naufragou na zona do Centro Turístico de Nova Sofala, quando navegava da localidade de Ampara com destino à cidade portuária da Beira.
Confirmamos a ocorrência que pode ter sido originada por excesso de carga, no caso sal, peixe seco, arroz e coco, explica a fonte.
A tripulação, composta por duas pessoas, terá fugido logo após o naufrágio. A fonte afirmou que os fugitivos serão encontrados, mas que a prioridade era o resgate dos desaparecidos.
A hipótese avançada nas primeiras horas de segunda-feira tem, segundo a qual o naufrágio teria tido origem no mau tempo, foi colocada de lado pelas autoridades, que apontam o erro humano como causa provável.
As buscas estão a ser coordenadas pela Administração Marítima de Sofala, em parceria com as autoridades do posto administrativo de Nova Sofala, que destacaram uma equipa que permitiu resgatar sobreviventes no perímetro da zona onde o acidente aconteceu.
João Bizeque Júnior referiu-se a outras informações, entretanto não confirmadas, que dão conta que na embarcação naufragada viajavam, no total, 17 pessoas, duas das quais membros da tripulação.
É a segunda vez este ano que ocorre naufrágio que ceifa vidas naquela região de Nova Sofala. No dia 30 de Maio, pelo menos sete pessoas morreram e oito foram resgatadas com vida.
Há seis anos morreram na mesma região 11 pessoas, quando o mau tempo surpreendeu a embarcação em que se faziam transportar.
(AIM)