Sector da saúde na Zambézia sensibiliza pessoas com sintomas de Tuberculose
Mais de mil agentes polivalentes da saúde, estão em busca de pessoas com sintomas de tuberculose, para encaminha –las ao tratamento nas unidades sanitárias da Província da Zambézia.
Este é o caso, de Lúcio Manuel. Com perto de quarenta anos de idade, alto e magro, Lucio Manuel anda de porta em porta, de igreja em igreja, na localidade de Furquia, Distrito de Namacurra, alertando sobre os sintomas da doença.
Diz que é bem recebido pelas famílias, até porque nos casos em que o doente deve percorrer longa distancia para ser submetidos a testes laboratoriais, Lúcio Manuel, voluntaria-se a levar as amostras.
No ano passado, foram registados, na província da Zambézia, mais de 18 mil casos de tuberculose, com uma taxa de letalidade de quatro porcento. Isto quer dizer que em toda Província mais de setecentas pessoas morreram desta doença em 2018.
O Director Provincial da Saúde na Zambézia, Hidayat Kassim, considera inaceitável a ocorrência de mortes por tuberculose, numa altura em que a Província dispõe de meios avançados de diagnóstico.
Hidayat Kassim falava domingo no povoado de Ronda, Distrito de Namacurra, por ocasião do dia mundial de luta contra tuberculose. (RM)