Imprensa

STAE intensifica educação cívica

09/05/2018 09:43
STAE intensifica educação cívica

O secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) está a intensificar as campanhas de educação cívica, com vista a mobilizar cada vez mais cidadãos em idade eleitoral a recensearem-se para participar nas eleições autárquicas de 10 de Outubro próximo.

Paralelamente à esta acção, será alargado o horário de funcionamento dos postos de recenseamento em mais duas horas, ficando ao critério dos órgãos de gestão eleitoral das províncias e dos distritos a forma como elas serão usadas.

“Em função das especificidades de cada província e distrito, os órgãos de gestão eleitoral vão escolher se querem abrir os postos de recenseamento duas horas antes ou encerrar os trabalhos duas horas depois, isto é, às 18 horas”, disse Cláudio Langa, porta-voz do STAE, no balanço da sétima semana do recenseamento eleitoral, que termina no dia 17 de Maio.

Outra medida adoptada pelo órgão para garantir o cumprimento das metas traçadas é o reforço dos equipamentos (mobile ID) nos postos com maior afluência de eleitores, bem como nos locais onde ainda falta muito para a realização das metas. O STAE aponta Niassa, Zambézia e Maputo, bem como a capital do país como sendo as províncias que ainda estão aquém das projecções.

Serão, igualmente, afectados aos postos digitadores (brigadistas) com alguma experiência, para flexibilizar o processo de registo de eleitores, com vista a abranger maior número possível de cidadãos em idade eleitoral.

Sobre o número de cidadãos até agora recenseados, Cláudio Langa assegurou que já foram inscritos 5.366 384 eleitores, o que representa um grau de execução de 68.64 por cento em relação à meta prevista.

O porta-voz disse que o universo a recensear foi revisto para 7.817 887 eleitores, contra os anteriores 8.063 879, devido ao acerto feito pelas delegações provinciais do Instituto Nacional de Eleições (INE) de Nampula, Zambézia e Manica, em função da divisão administrativa dos distritos que sofreram uma alteração em 2013.

Esclareceu que o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral está a fazer estas projecções com base no Recenseamento Geral da População e Habitação de 2007, uma vez que não foram ainda divulgados os dados definitivos do último censo populacional realizado o ano passado.

No global, segundo a fonte, Cabo Delgado apresenta níveis de registo acima de 90 por cento, Inhambane e Gaza, com 80 por cento, Nampula, Zambézia, Manica e Sofala acima de 70 por cento, sendo Niassa a única província que ainda não atingiu 50 por cento da meta prevista.

“Esta semana foi de decréscimo, em relação à afluência de potenciais eleitores aos postos de recenseamento. Por isso, apelamos aos cidadãos em idade eleitoral a fazerem-se aos postos, de modo a não deixarem para os últimos dias, porque isso pode criar constrangimentos na capacidade instalada”, disse Cláudio Langa, exortando aos brigadistas para a necessidade de cumprirem o horário e atenderem o último eleitor que se encontrar nos postos.

O Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Abdul Carimo Sau, anunciou esta semana que não há condições para a prorrogação dos prazos do recenseamento, devendo o processo terminar exactamente a 17 de Maio.