Imprensa

Rubis extraídos em Moçambique vão a leilão em Singapura

24/05/2016 09:23
Rubis extraídos em Moçambique vão a leilão em Singapura

A companhia britânica Gemfields deverá leiloar em Singapura rubis extraídos em Moçambique, em Junho do corrente ano.

Um comunicado de imprensa da Gemfields que a AIM teve acesso, refere que a maioria são rubis em bruto e um misto de várias qualidades extraídos do seu depósito localizado no distrito de Montepuez, província de Cabo Delgado, na região norte de Moçambique.
As pedras foram extraídas pela empresa Montepuez Rubi Mining Limited, na qual a Gemfields detém uma participação de 75 por cento. 
A Gemfields afirma que é o maior produtor mundial de gemas coloridas. A empresa especializou-se em esmeraldas zambianas e ametistas, mas acabou por expandir as suas actividades para também cobrir rubis moçambicanos.
Na sua primeira venda de rubis moçambicanos, a Gemfields conseguiu uma receita de 33,5 milhões de dólares norte-americanos. Na sua última venda, realizada em Dezembro de 2015, a empresa apresentou rubis em bruto de média e elevada qualidade e corindo bruto ou tratado. Este leilão gerou uma receita de 28,8 milhões de dólares.
Um porta-voz da empresa, num breve contacto com a AIM, disse que Gemfields realizou até agora, em Singapura, cinco leilões de rubis e corindos extraídos em Moçambique, que resultaram numa receita total de 150,8 milhões de dólares.
Na semana passada, a Gemfields realizou um leilão esmeralda de qualidade inferior extraída da sua concessão na Zâmbia. O leilão, que teve lugar na cidade indiana de Jaipur, resultou numa receita de 14,3 milhões de dólares.