Resultados não afectarão relações com Moçambique
O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói, disse que qualquer que seja o resultado das eleições tanzanianas não terá reflexo nas relações entre Moçambique e Tanzania.
Os tanzanianos foram às urnas no domingo para eleger o Presidente da República, os deputados da Assembleia da República e dos órgãos locais.
Diferentemente dos pleitos anteriores, as eleições foram muito renhidas e todos os cenários são possíveis.
Mas o Ministro Oldemiro Balói garante que, independentemente dos resultados eleitorais, as relações entre Moçambique e Tanzania não estarão em causa.
Entretanto, o vencedor das eleições gerais do passado domingo poderá ser conhecido hoje ou amanhã, numa altura em que a contagem dos votos continua a um ritmo acelerado.
A comissão eleitoral já começou a divulgar os resultados parciais, mas os dados disponíveis não são suficientes para aferir o possível vencedor do pleito.
Segundo a Rádio Moçambique, enquanto se aguarda pelos resultados definitivos, alguns candidatos já reivindicam vitória, mas a comissão eleitoral reitera que nos termos da lei apenas cabe a si declarar o vencedor das eleições. No entanto, já se sabe que alguns ministros perderam na eleição parlamentar a favor da oposição.
Nestas eleições já era previsível que o Chama Cha Mapinduzi iria perder alguns assentos e, provavelmente, a maioria absoluta.