Restabelecido fornecimento de energia em Nampula
Foi restabelecido o fornecimento de energia eléctrica que havia sido interrompido nos distritos de Nampula, Monapo, Nacala-Porto e Ilha de Moçambique, em consequência das intensas chuvas acompanhadas de ventos fortes, da semana passada, que derrubaram mais de 80 postes que suportam a linha de transporte da energia.
O presidente do Conselho de Administração da Electricidade de Moçambique (EDM), Mateus Magala, disse em conferência de imprensa em Nampula, que não foi fácil repor a corrente eléctrica sobretudo devido a dificuldade de acesso aos locais onde se encontram as infraestruturas.
Acrescentou que está em processo de estudo a possibilidade de instalar postes resilientes às mudanças climáticas, especialmente nos distritos que sofreram.
“Por exemplo, no distrito de Monapo, a maior parte das nossas infra-estruturas encontram-se em estado crítico. São pelo menos 10 torres que realmente estão expostas ao perigo por isso, precisamos de tomar medidas que passam por investimento que não estava prevista”, explicou.
O presidente do Conselho de Administração da EDM disse ter ficado satisfeito com a forma como as comunidades locais se envolveram na reposição dos postes derrubados.
Em Nampula além de matar nove pessoas, as chuvas já destruíram 7.935 casas, afectando 68.545 pessoas, 150 salas de aula, seis unidades sanitárias e mais de 80 postes de energia eléctrica. O mau tempo interrompeu também a circulação nas estradas Meconta/Corrane, Naguema/Mossuril, Monapo/Quixaxe e Mecuburi/Muite, que até ainda não foi reposta.
Todavia, na área das pescas o mau tempo destruiu mais de 10 barcos de pesca, pertencentes a Associação dos Pescadores da Ilha de Moçambique, afectando assim, a actividade piscatória que constitui a principal fonte de sustento dos residentes.