Imprensa

Requalificação do hospital provincial de Lichinga arranca este ano

09/01/2017 09:23
Requalificação do hospital provincial de Lichinga arranca este ano

O Ministério da Saúde acaba de anunciar o arranque, este ano, do projecto de requalificação do Hospital Provincial de Lichinga, província nortenha do Niassa, tendo em vista capacita-lo com todas as valências que uma unidade hospitalar daquela categoria deve ter.

A governadora da província de Gaza, Stela da Graça, que visitou o local na última sexta, disse que pelo menos 190 hectares estão fora de perigo, estando-se a proceder ao escoamento das águas com recurso a motobombas.
“O anúncio foi feito, semana finda, pela Ministra da Saúde, Nazira Abdula, durante uma visita que efectuou àquele hospital, o maior da proivíncia. 
Citada, este Domingo, pela Televisão de Moçambique (TVM), a Ministra disse tratar-se de um projecto global, cuja execução será feita por fases, tendo em conta situação económica que o país atravessa.
“O Hospital já beneficiou, nalgum momento de intervenções pontuais, em alguns dos seus sectores. É o caso do bloco operatório, da maternidade, e agora temos um projecto que engloba o hospital provincial e vai ser transformado mesmo num hospital provincial”, referiu a Ministra.
A título de exemplo, a governante disse que o projecto irá olhar para o Banco de Socorros, que actualmente já não responde àquilo que são as necessidades da província.
“E temos a parte de algumas enfermarias, que também terão de beneficiar de alguma intervenção. Trata-se de um projecto global de forma a ter um hospital provincial com todas aquelas valências que um hospital provincial deve ter”, explicou.
Realçou que o processo de elaboração do projecto foi concluído, devendo a primeira fase de execução arrancar ainda este ano “e, gradualmente, iremos avançar para outras fases”.
Acredita=se que a requalificação desta unidade hospitalar vai melhorar significativamente os cuidados de saúde prestados a população do Niassa. Contudo, o projecto chega numa altura em que parte da sociedade na província defende a construção de um novo hospital provincial ou um hospital geral.
(AIM)