Imprensa

Recenseamento militar vai abranger 170 mil jovens

03/01/2018 13:27
Recenseamento militar vai abranger 170 mil jovens

O recenseamento militar, a ter lugar de Janeiro a Fevereiro do presente ano em todo o território nacional vai abranger cerca de 170 mil jovens moçambicanos de ambos os sexos.

Projecções do Censo Populacional de 2007, conduzido pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), indicam que cerca de 583 mil jovens deverão atingir 18 anos em 2018. Portanto, o número de jovens que o Ministério da Defesa Nacional (MDN) pretende recensear corresponde a apenas 29 por cento da população elegível.

O processo, cujo lançamento oficial está agendado para a próxima quinta-feira, abrange todos cidadãos moçambicanos de ambos os sexos, nascidos no ano 2000, bem como aqueles que não puderam fazê-lo anteriormente, desde que não tenham ultrapassado os 35 anos de idade.

Um comunicado do Ministério da Defesa Nacional (MDN) recebido pela AIM refere que, em Moçambique, o recenseamento militar vai decorrer nas Administrações Distritais, Conselhos Municipais, Postos Administrativos e estabelecimentos de ensino.

No estrangeiro, o registo terá lugar nas missões diplomáticas e consulares da República de Moçambique da área de residência do cidadão.

Para o acto do recenseamento militar são exigidos o documento de identificação, certificado ou declaração de habilitações literárias e a declaração de residência emitida pela estrutura da respectiva área.

O ministro de Defesa Nacional, Atanásio Salvador M´tumuke, orienta quinta-feira, no distrito de Chiúre, Província de Cabo Delgado, a cerimónia central de lançamento do Recenseamento com réplica em todas as províncias.