Recenseados mais de 200 mil mancebos
O Ministério da Defesa Nacional (MDN) recenseou 220.211 jovens moçambicanos de ambos os sexos, uma cifra largamente superior a meta estabelecida de 170 mil em todo o território nacional. Segundo as projecções do último senso populacional de 2007, conduzido pelo Instituto Nacional de Estatística, cerca de 500 mil jovens deverão atingir a idade de 18 anos em 2016.
O recenseamento militar, que iniciou a 2 de Janeiro e terminou a 28 de Fevereiro do corrente ano, decorreu em todo o país e no estrangeiro abrangeu todos os jovens que completaram até ao último dia, 18 anos de idade.
Para o efeito, o MDN instalou 1.720 postos de recenseamento, agentes recenseadores capacitados, bem como adidos de defesa na diáspora.
Para se recensearem, os jovens deveriam apresentar o bilhete de identificação, documento de habilitações literárias e a declaração de residência emitida pelas estruturas locais.
Falando em conferência de imprensa havida hoje, em Maputo, o director nacional dos Recursos Humanos do MDN, Edgar Cossa, disse que do total dos jovens recenseados, 71.890 são mulheres.
Geralmente, neste período de recenseamento os nossos delegados a nível das províncias têm feito uma competição positiva para que se alcance e se ultrapasse as metas, vincou.
Congratulou as autoridades pelo facto de a cidade de Maputo ter atingido 167 por cento da meta, seguida pela província central da Zambézia e província Maputo, 148 e 141 por cento, respectivamente.
A província setentrional de Cabo Delgado atingiu 130 por cento. As províncias de Gaza, Tete e Niassa, todas atingiram a cifra de 126 por cento.
O cruzamento definitivo (dos dados) irá ocorrer após o dia 30 (de Março) e também vai permitir-nos termos os dados dos cidadãos, nossos compatriotas, recenseados na diáspora, porque também são obrigados a se recensear nos termos da lei, afirmou.
Estabelecendo uma comparação com o ano anterior, Cossa disse que regista-se uma subida de um por cento.
Durante o evento, também anunciou a criação de novas unidades orgânicas do MDN. Trata-se da Inspecção da Defesa Nacional, da Direcção Nacional de Educação Cívico e Patriótica; Direcção de Tecnologias de Informação e Comunicação e Direcção de Estudos, Planificação e Projectos.
Anunciou ainda a criação de dois departamentos, sendo o primeiro de Comunicação e Imagem e o segundo de Gestão e Arquivos.
Neste momento, no Ministério da Defesa Nacional, por força desta disposição, decorre o trabalho de harmonização interna da proposta do quadro do pessoal central para à consideração dos órgãos competentes, disse.
(AIM)