Quelimane acolhe Conferência Nacional da Rapariga
Investir em nós é Garantir o Desenvolvimento de Moçambique é o lema da Conferência Nacional da Rapariga que inicia esta quarta-feira, na cidade de Quelimane, província da Zambézia, centro do país.
O evento, de dois dias, visa reforçar o diálogo nacional sobre os direitos das raparigas como forma de construir alternativas mais eficazes para garantir um ambiente em que elas gozem de uma vida digna, sã, plena e livre de práticas prejudiciais ao seu crescimento e desenvolvimento.
Um comunicado de imprensa da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), recebido pela AIM, indica que a conferência, que contará com pouco mais de 300 participantes, na sua maioria raparigas de todos cantos do país, é um dos poucos espaços no qual elas têm a possibilidade de exercer os seus direitos de participar e influenciar aspectos relacionados com as suas vidas.
Elas terão, no evento, um espaço seguro para partilhar experiências, opiniões e ideias sobre os seus desafios na educação, saúde sexual e reprodutiva, sua protecção tendo em conta as desistências escolares, casamentos prematuros, gravidezes na adolescência, prevenção do HIV, violência baseada no género, planeamento familiar, entre outras questões.
Será ainda uma oportunidade para as raparigas conhecerem os serviços disponíveis, incluindo de aconselhamento telefónico.
A conferência deverá terminar com a compilação da petição A Voz das Raparigas, a ser entregue ao Governo e, ao longo do próximo ano, será usada como um meio de advocacia das raparigas.
Os organizadores do evento consideram que as acções e decisões que forem tomadas durante a conferência devem servir e representar as aspirações e interesses de todas as raparigas a escala nacional.
(AIM)