Imprensa

Qualquer reivindicação deve ser apresentanda em local aproriado e por via de diálogo

26/06/2018 10:19

O governo exorta a sociedade moçambicana a apresentar qualquer reivindicação social  em local e de forma aproriados.

O Executivo defende que independentemente da natureza das reivindicações, o diálogo deve ser o caminho para a sua resolução.

A posição foi apresentada esta segunda-feira, em Maputo, pelo Presidente da República Filipe Nyusi, na sequência de incursões armadas perpretadas por desconhecidos, na província de Cabo Delgado.

“Trata-se de actos hediondos que repugnam  a todos, porque atentam

 contra a ordem pública e semeam luto e dor nas famílias moçambicanas, além de provocar o pânico entre as populações. Esta situação agita as  nossas comunidades, pois, para além de homicídios e ferimentos a cidadãos inocentes, vandalizam aldeias, roubam produtos dos populares . A posição do governo é que qualquer reivindicação de sectores de população, sejam eles legítimas ou não, devem ser apresentadas nos locais apropriados e pela via do diáolgo que é a melhor via para o alcance dos objectivos pretendidos”, disse.

O Presidente da República, que falava no âmbito da passagem dos quarenta e três anos da independência nacional, disse que o Governo tudo fará para neutralizar os homens armados que semeiam terror e luto, em Cabo Delgado.

Sobre a paz, afirmou ser urgente o desarmamento da Renamo, não havendo alternativa ao processo.