Imprensa

Quadra festiva: Hospitais reforçam equipa de emergência

22/12/2017 15:39
Quadra festiva: Hospitais reforçam equipa de emergência

OS hospitais da cidade de Maputo acabam de reforçar as equipas de emergência e urgência, medicamentos, materiais cirúrgicos, reagentes e ambulâncias, para atender a possíveis incidentes durante a quadra festiva.

Estes dados foram revelados ontem por Ussene Isse, director nacional da Assistência Médica, por ocasião da comemoração do Natal do doente realizado por “amigos do Hospital Central de Maputo”.

De acordo com Ussene Issa, foi definido como época crítica o período que vai de 20 de Dezembro a 05 de Janeiro.

“Estamos prontos para dar resposta às ocorrências. Disponibilizamos reforços, caso a demanda seja maior. Nas unidades sanitárias também existe apoio hospitalar no caso de emergência”, explicou.

Mouzinho Saide, director do hospital Central de Maputo, apelou na ocasião para que prevaleça a ética e deontologia profissional e o amor ao próximo para salvar mais vidas.

Carlos Mondlane, membro integrante do projecto “amigo do HCM”, explicou que a iniciativa resulta da congregação de pessoas da sociedade civil, ligadas a diversos segmentos sociais.

“Por uma questão de solidariedade, decidimos dar ajuda a quem precisa, particularmente num momento como este, que por excelência a questão da generosidade vem ao de cima”, explicou.

Foi identificado o Hospital Central de Maputo para o Natal do doente, tendo sido oferecidas, na ocasião, cerca de 1500 refeições.

Mas também houve espaço para prendas para as crianças, como forma de confortá-las na dor da doença.

O projecto é implementado desde 16 de Outubro de 2016, data que coincide com o assassinato, em Portugal, do médico Miguel Bombarda, nome inicial do actual HCM.