Projectos de desenvolvimento no Vale do Zambeze com ENE
O governo moçambicano já tem disponíveis mais de 18 milhões de dólares norte-americanos para a electrificação de quatro distritos das províncias centrais da Zambézia e Tete, no quadro da implementação do programa de extensão da rede eléctrica nacional.
Os distritos a serem abrangidos são Luabo, Mulevala e Derre, na província da Zambézia, e Doa, em Tete, todos localizados no Vale do Zambeze.
As obras arrancaram esta semana, prevendo-se que terminem nos meados do próximo ano, beneficiando mais de 250 mil consumidores, o que vai contribuir para a criação de diversos empreendimentos socio-económicos nestes pontos do país.
Segundo o Notícias, os dados foram revelados, esta semana, em Nicoadala, na Zambézia, pela Ministra dos Recursos Minerais e Energia, Letícia Klemens, no fim da visita que efectuou à Subestação da Cerâmica. Na circunstância, a governante revelou nque dos 154 distritos do país, faltavam apenas estes quatro por electrificar.
Para a titular da pasta dos Recursos Minerais e Energia, a extensão da rede eléctrica nacional para os distritos de Luabo, Mulevala, Derre e Doa vai constituir uma força motriz para impulsionar o desenvolvimento económico e social destes pontos, uma vez que, conforme considerou, mais pessoas vão ter acesso à energia para elevar os níveis de qualidade de vida e surgimento de iniciativas de agro-processamento.
Os quatro distritos têm um potencial nos domínios de agricultura, madeira e outros recursos naturais. Aliás, estão todos localizados no Vale do Zambeze, região geoestratégica com recursos naturais adormecidos por falta de exploração. Alguns investidores têm estado a condicionar, para o efeito, a extensão da energia eléctrica.
Explicou que representará uma duplicação da capacidade de energia eléctrica, passando dos
actuais 40 para 80 Megawatts.
Neste momento, o consumo de energia eléctrica está situado em 20 Megawatts.
(AIM)