Projecta-se construção da linha férrea e porto de Techobanine, em Gaza
O Presidente da República, Filipe Nyusi disse que apesar do projecto de construção da linha férrea e do porto de Techobanine pertencer ao sector privado, o Governo vai acarinhar.
Filipe Nyusi, que falava esta tarde em Beijing, na China, disse acreditar que o projecto seja viável para o país, visto que vai aproximar o projecto de exploração de areias pesadas de Chibuto, em Gaza e Inhambane.
O projecto está a ser impulsionado pela fundação Joaquim Chissano e a empresa Muiake, em coordenação com a China Railway Internacional Group.
Para o efeito, está em Benjing o Director executivo da Fundação Joaquim Chissano e Presidente do Conselho de Administração da empresa Muiake, para contactos com a contraparte chinesa.
Leonardo Simão disse que quanto ao financiamento para a execução das obras, está garantido num montante inicial estimado em dois ponto 9 biliões de dólares.
Este é um projecto estruturante, que pode também viabilizar a exploração de areias pesadas nas provincias de Gaza e Inhambane.
O Director executivo da Fundação Joaquim Chissano e Presidente do conselho de administração da Enpresa MuiaKe, Leonardo Simão acrescentou que a concretização da iniciativa vai contribuir para o desenvovimento local e do país no geral. (RM)