Imprensa

Produção de gás em Moçambique vai tornar o país num pólo energético de África

27/12/2016 09:10
Produção de gás em Moçambique vai tornar o país num pólo energético de África

A produção de gás natural em Moçambique vai tornar o país num pólo energético de África. Segundo o Presidente do Conselho de Administração da Empesa Nacional de Hidrocarbonetos, ENH, Omar Mithá, as enormes reservas de gás natural que têm vindo a ser descobertas no país, geram um potencial que pode suprir o défice energético na África Austral.

Omar Mithá sublinhou que até ao momento todos os investimentos da Área 4 pronunciaram-se a favor, faltando apenas a decisão das Co-gás.
“Falta apenas a decisão de um dos concessionários, a CO-gás que tem dez por cento, isso será feito nos próximos dias. Temos também o entendimento com os bancos financiadores para o fecho financeiro. Há também o entendimento para financiar a parte dos capitais próprios da ENH em que já fechamos a condições básicas para o efeito e o contrato de compra de cerca 2.5 mil milhões toneladas/ano de LNG (Gás natural liquefeito) com a British Petroleum que garante a compra do gás e por essa via também garante ao financiamento para o projecto, ou seja, temos as condições criadas para que arranque o período de investimento relativo ao projecto da Área 4, onde a ENH é operadora, o que de facto são boas notícias porque será o maior investimento jamais feito na República de Moçambique, orçado em cerca de dez mil milhões de dólares, sem precedente na própria África sub-sahariana”, frisou o Presidente do Conselho de Administração da Empesa Nacional de Hidrocarbonetos, ENH, Omar Mithá. 
Moçambique já é o 13º país no mundo com mais reservas de combustíveis fósseis. Somente em 2012 foram descobertos mais de 100 bilhões de pés cúbicos de gás natural em solo nacional. A região norte do Rio Rovuma, na província de Cabo Delgado, é hoje a mais promissora para o desenvolvimento do sector de óleo e gás no país. (RM)