Prioridade do governo é salvar vidas humanas, face ao ciclone IDAI: Filipe Nyusi
O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse esta segunda-feira, em Maputo, que a prioridade do governo consiste em salvar vidas face ao ciclone IDAI que deixou um rasto de destruições na região centro do país.
Segundo o Presidente da República pelo menos 84 pessoas morreram e mais de cem mil estão em risco de vida, nas provincias de Manica e Sofala.
O Chefe do Estado que falava numa comunicação à nação disse que já foram mobillizados meios para salvar a população.
Segundo Filipe Nyusi, não há espaço para desculpas nem acusações, as Forças de Defesa e Segurança estão no terreno, com os meios aéreo e marítimos, salvando vidas, em parceria com outras forças congéneres, com vista a rápida assistência humanitária em bens alimentares e não alimentares, água, energia e coimunicações.
O Chefe de Estado explicou que o governo mobilizou vários meios aéreos, entre helicópteros e aviões, que ainda esta segunda-feira algus seguirão à cidade da Beira.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, falando esta segunda-feira, numa comunicação à nação, na sequência da situação trágica que se vive na zona centro do país, devido a passagem do ciclone IDAI, disse que a dimensão das pessoas que estão a espera de apoio é muito grande e deve ser feito em tempo recorde, para se poder salvar grande parte de vidas humanas.
Os distritos de Búzi, Chibabava e Muanza em Sofala e o distrito de Mossurize e ainda o posto adminitrativo de Dombe, em Manica, estão islodados do resto do país. (RM)