Princesa da Jordânia compromete-se a ajudar Moçambique no combate às doenças cancerígenas
A Princesa da Jordânia, Dina Mired, compromete-se a mobilizar recursos para melhorar o combate a doenças cancerígenas em Moçambique.
Dina Mired manifestou o compromisso esta terça-feira, durante uma visita que efectuou ao Hospital Provincial da Matola, em Maputo.
A visita tinha em vista inteirar-se do ponto de situação dos trabalhos em curso para o combate ao cancro no país, com enfoque para as actividades realizadas no Hospital Provincial da Matola.
No fim da visita, a Monarca enalteceu a intervenção do executivo moçambicano, em acções do combate às doenças cancerígenas no país.
"Estou muito impressionada em ver este hospital e ver médicos jovens, com muita vontade de fazer as coisas. Eu, como líder mundial de luta contra o cancro, tudo farei para mobilizar doadores, no sentido de disponibilizar recursos, para que possamos ter, em Moçambique, mais e melhores serviços, em termos de disponibilidade de equipamento e medicamento, porque sou exemplo vivo de uma mãe que teve um filho com câncer. Por isso sei o que é viver numa situação destas e continuarei a ajudar Moçambique para atender todos os doentes que sofrem de cancro"- disse a Princesa da Jordânia.
Na ocasião, a directora provincial da saúde em Maputo, Iolanda Santos, fez saber que a nível da província, o cancro da mama continua um calcanhar de Aquiles.
Só de Janeiro a Outubro findo, foram diagnosticados setecentos noventa e sete casos de cancro da mama, de um universo de cento vinte e nove mil mulheres rastreadas.
A Princesa da Jordânia está de visita a Moçambique, no âmbito da décima segunda Conferência Bienal da Organização Africana de Pesquisa e Treino em Cancro, que terá lugar na cidade de Maputo. (RM)