Primeiro-Ministro representa o PR na Cimeira da SADC
O Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, participa desde esta quinta-feira, em Mbabane, na Swazilândia, na Cimeira Extraordinária dos Chefes do Estado e de Governo da SDASC.
Agostinho do Rosário toma parte no encontro, em representação do Presidente da República, Filipe Nyusi.
No encontro, os Chefes de Estado e de Governo da SADC irão debruçar-se sobre o estágio da Integração Regional com destaque para a dinamização do processo de industrialização através da implementação da Estratégia de Industrialização da SADC 2015-2063 e respectivo roteiro, adoptados durante evento similar realizado em Harare, Zimbabwe, em 2015.
Consta ainda da agenda de trabalhos da Cimeira o debate e tomada de decisões em torno do possível alargamento desta organização regional e acolhimento de novos membros da SADC, num claro sinal da relevância que se atribui a esta Comunidade regional no seio dos países do continente africano.
Esta prevista, igualmente, a realização, esta sexta-feira, da Cimeira da Dupla Troika da SADC, na qual participarão os Chefes de Estado e de Governo do Reino da Swazilândia, Botswana, África do Sul, Tanzânia, Angola e Moçambique, que deverão passar em revista os recentes desenvolvimentos políticos e de segurança no Reino do Lesotho e na República Democrática do Congo.
Na sua deslocação a Swazilândia, o Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, faz-se acompanhar pelo Ministro da Industria e Comercio, vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e por outros quadros do Estado. (RM-MINEC)