Primeiro Ministro desafia novo PCA dos CFM a racionalizar despesa pública
O Primeiro-Ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, desafiou hoje, em Maputo, o novo Presidente do Conselho de Administração (PCA) dos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), Miguel José Matabel, a racionalizar a despesa pública, pautando por uma gestão transparente.
O nosso empossado deve pautar por uma gestão cuidadosa e transparente dos recursos humanos e financeiros. Deve ainda assegurar uma gestão transparente dos processos de contratação para o fornecimento de bens e prestação de serviços e pautar pela austeridade. Nada de despesismo, disse o Primeiro-Ministro.
Falando depois de ter empossado Jose Matabel, que substitui a Victor Pedro Gomes, recentemente nomeado vice-Governador do Banco de Moçambique, Do Rosário disse ainda que o novo PCA deve continuar a resgatar a posição estratégica que a empresa vem assumindo, tornando-a numa referência regional e internacional.
É neste âmbito, prosseguiu o Primeiro-Ministro, que os CFM devem continuar a desempenhar o seu tradicional papel estratégico no transporte de pessoas e mercadorias a nível nacional, regional e, especialmente, para os países sem acesso ao mar.
Agostinho do Rosário desafiou ainda ao novo PCA a incidir as suas acções na construção de infra - estruturas portuárias, no âmbito da revitalização da cabotagem marítima e da comercialização do gás na Bacia do Rovuma.
Deverá assegurar o contínuo cumprimento das normas e exigências de segurança e eficiência no transporte de pessoas e bens, afirmou Agostinho do Rosário.
Por sua vez, José Matabel disse que, numa primeira fase, vai se familiarizar com o Plano Estratégico da empresa e, posteriormente, vai trabalhar com vista a cumprir com as recomendações do Primeiro - Ministro.
A minha primeira acção será familiarizar-me com o plano estratégico, olhando para os recursos da empresa e procurar rentabiliza - la. Todos nós sabemos que o lema é aumentar a produção e a produtividade. Mas também queremos transportar os bens e pessoas com segurança, afirmou José Matabel.
Até a data da sua nomeação José Matabel ocupava o cargo de Presidente do Conselho Executivo da Empresa Moçambicana de Seguros (EMOSE). Antes de ser confiado a posição de PCA da EMOSE, ele foi Inspector - Geral de Portos e Caminhos-de-Ferro.
(AIM)