Imprensa

Primeira-dama lança semana nacional de vacinação

31/10/2017 10:13
Primeira-dama lança semana nacional de vacinação

A Primeira-Dama moçambicana, Isaura Nyusi, lançou hoje a Semana Nacional de Vacinação, durante a qual deverão ser abrangidas, a nível de todo o país, 4.4 milhões de crianças dos seis aos 59 meses de vida.

Nas cerimónias centrais havidas na vila Municipal da Namaacha, na fronteira com o Reino da Swazilândia, a 75 quilómetros da capital moçambicana, Maputo, a Esposa do Presidente da República administrou a primeira dose de suplementação com a vitamina A e o antiparasitário mebendazol que, no quadro das actividades da semana nacional, se espera alcançar 3.7 milhões de crianças dos 12 aos 59 meses de vida.
No quadro da campanha, avaliada em 1.7 milhões de dólares americanos, com o envolvimento de 15 mil funcionários da saúde, a província de Maputo estabeleceu como meta alcançar um total de 304.804 crianças à suplementação com vitamina A e 209.491 na desparasitação.
No decurso da semana nacional de vacinação, que é feita anualmente desde 2008, a saúde vai intensificar o planeamento familiar e, para o efeito, espera alcançar, a nível nacional, 560 mil mulheres em idade reprodutiva (15-49 anos), através da distribuição de vários contraceptivos, com vista a garantir uma reprodução melhor planificada.
A província anfitriã do lançamento da campanha tem como meta projectada o alcance de 37.319 mulheres em idade reprodutiva.
Discursando na cerimónia de lançamento oficial, Isaura Nyusi disse que o governo pretende, com a Semana Nacional da Saúde, intensificar as intervenções básicas dos Cuidados de Saúde Primários, para fortificar a protecção e promoção da saúde da família, através de um pacote de intervenções de saúde de elevado impacto e baixo custo.
Estamos aqui para lançar a Semana Nacional da Saúde, através da qual pretendemos elevar a cobertura de intervenções da nutrição, da imunização e da saúde da mulher e criança do nosso país, disse.
A Primeira-Dama disse igualmente que, durante a semana, as mães ou provedores de cuidados de todas as crianças menores de 5 anos, em todos os distritos do país, devem acompanhá-las às unidades sanitárias ou às brigadas móveis mais próximas, montadas em alguns bairros e localidades.
Nesses pontos, as crianças, segundo Isaura Nyusi, deverão receber a Vitamina A; desparasitar; fazer a avaliação do estado nutricional; bem como o rastreio da Tuberculose.
Nas unidades sanitárias, far-se-á também o registo de nascimento para crianças menores de cinco anos que ainda não foram registadas, porque é preciso ter dados concretos acerca do nascimento para planificar as necessidades nas áreas da educação e saúde destas crianças e, por conseguinte, perspectivar o futuro dos petizes.
No âmbito do Movimento Outubro Rosa, que se celebra a nível mundial no mês de Outubro, o Gabinete da Primeira-Dama de Moçambique, em colaboração com o Ministério da saúde (MISAU), abraçou a iniciativa daí ter sensibilizado a todas as mulheres sobre a importância do auto-exame da mama.
O cancro da mama é uma doença que toda mulher e até os homens estão sujeitos a ter. Mas, se descoberta logo no início, o seu tratamento pode ser bem menos invasivo e traumático; quero realçar alguns aspectos sobre a prevenção e os exames, explicou a fonte.
No respeita a prevenção, Isaura Nyusi disse que não existe uma forma garantida de prevenir o cancro da mama, porém é importante observar cuidados como uma alimentação saudável e nutritiva; a abstenção da alta ingestão de bebidas alcoólicas também é um método preventivo; a prática de exercícios físicos, 30 minutos cinco vezes por semana.
E para as mamãs, amamentem os vossos bebés, pelo menos seis meses ou melhor até aos 2 anos, pois a amamentação também é considerada um factor protector, disse, acrescentando que essas práticas podem reduzir até 28 por cento o risco de desenvolvimento do cancro da mama na mulher.
No que diz respeito aos exames, a Primeira-Dama apontou como de suma importância o auto-exame regular por parte das mulheres, de todas as idades, pelo menos uma vez por mês.
Para o ano em curso, existe uma nova intervenção designada O rastreio do Cancro do Colo e da Mama, que acontecerá em todas as unidades sanitárias das sedes distritais.
A Esposa do Presidente da Repúblicae aconselhou as mulheres a não perderem a oportunidade de fazer o despiste deste mal.