Primeira-dama entrega residência ao casal de idosos em Meconta
A primeira-dama de Moçambique, ofereceu nesta terça-feira uma residência a um casal de idosos muito carentes, no distrito de Meconta, província de Nampula no âmbito de uma iniciativa para o apoio social a pessoas necessitadas.
O casal, Gaita Rupeque e Agira Assane, que aparenta cerca de 90 anos de idade, também tem a missão de cuidar de três netos com idade compreendida entre sete a 10 anos.
Esta família deixou desde segunda-feira de viver em condições precárias, com a inauguração da sua residência do tipo dois, com dois quartos, uma sala e uma casa de banho externa, oferecida pela esposa do Presidente da República de Moçambique, Isaura Nyusi.
Constitui nosso dever ajudar as famílias mais carenciadas. É uma destas famílias que hoje oferecemos uma casa que tanto necessitava, disse Isaura Nyusi.
Adelino Barros, director de obras da DT Construções, empresa que construiu aquela residência, disse que a obra está orçada em 350 mil meticais (um dólar equivale a cerca de 55 meticais ao câmbio corrente).
A residência foi custeada pelo Estado moçambicano, através do Instituto Nacional de Acção Social (INAS) delegação de Nampula.
Por sua vez, o delegado do INAS, Filipe Augusto Bô, disse que a doação daquela casa representa aquilo que é esforço do governo no âmbito da assistência a população em situação de pobreza, e a sua construção está inserida dentro dos planos traçados para o presente ano de 2016.
Está é a primeira casa que nós construímos e oferecemos, e dentro do corrente ano, vamos construir uma outra do mesmo tipo e com mesmas condições na cidade de Nampula, garantiu Augusto Bô, explicando que o critério para a escolha dos beneficiários baseia-se no nível da pobreza. Para o efeito, o INAS trabalha em estreita parceria com a liderança comunitária.
Entretanto, os beneficiários em breves palavras simplesmente agradeceram pelo gesto do governo.
Refira-se que a casa foi entregue totalmente mobilada, incluindo camas, utensílios domésticos, entre outros.
(AIM)