Primeira-Dama desafia sociedade a respeitar direitos da criança
A esposa do Presidente da República, Isaura Nyusi, repudia os actos horrorosos perpetrados por pessoas de má-fé, no seio da sociedade moçambicana, que atentam contra a segurança e bem-estar das crianças do país.
Por isso, a Primeira-dama de Moçambique que hoje iniciou uma visita de trabalho a província de Nampula, no âmbito das festividades do Dia Internacional da Criança, insta a sociedade moçambicana, sobretudo os pais e encarregados de educação, a valorizarem os direitos da criança para permitir o seu desenvolvimento harmonioso e num ambiente de paz.
Segundo Isaura Nyusi, o governo moçambicano está preocupado com certos actos que atentam o gozo pleno dos direitos da criança, tais como a violência contra menores, trabalho infantil e casamentos prematuros.
Daqui para frente queremos que todos juntos e muito unidos digamos um basta à violência contra criança, os casamentos prematuros, o trabalho infantil entre outros que contribuem para a violação dos direitos da criança no nosso país, disse Nyusi, que falava em conferência na cidade de Nampula, capital da província com o mesmo nome.
Salientou que estes são os grandes desafios que o seu gabinete está apostado em erradicar para garantir o bem-estar de todas as crianças moçambicanas.
Endereçamos uma grande saudação a criança de todo mundo, e em particular a do nosso país, pela passagem do 1 de Junho. Desejamos que elas cresçam bem, desfrutem de todos seus direitos, sem esquecerem de cumprir aquilo que são seus deveres e suas obrigações, disse.
No seu primeiro dia de estadia a província de Nampula, Isaura Nyusi, visitou a escolinha do Projecto Mudando Vidas instalada no posto administrativo de Nacavala, distrito de Meconta.
Trata-se de um estabelecimento de ensino que se dedica no ensino pré-primário para criança com idades compreendidas entre três e cinco anos de idade. Também serve para preparar as crianças antes de ingressarem ingressar no ensino primário do Sistema Nacional de Educação.
A escolinha conta com 160 crianças assistidas por seis educadores.
Ainda em Meconta, a Primeira-dama deslocou-se a vila sede daquele distrito onde ofereceu brinquedos a 120 crianças, um gesto que se enquadra nas festividades do Dia da Criança que se assinala na quarta-feira no mundo inteiro.
(AIM)