Prevenir acidentes de trabalho no sector mineiro
A Ministra dos Recursos Minerais e Energia, Letícia Klemens, desafiou hoje a todos os inspectores dos recursos minerais e energéticos a prevenirem acidentes de trabalho, através de avaliações correctas de planos de emergência das empresas do sector que operam no país.
Falando durante a cerimónia de abertura do quarto seminário nacional de inspecção mineira, que arrancou ainda hoje, em Maputo, com a duração de dois dias, Klemens sublinhou que os inspectores têm a missão de assegurar a saúde e protecção dos trabalhadores da área pelo qual trabalham.
Os inspectores devem garantir segurança através da prevenção dos acidentes, avaliando correctamente os planos de emergência das empresas cuja elaboração deve basear-se em análise de risco, disse a ministra.
Ela acrescentou que os acidentes de trabalho no sector mineiro acontecem, geralmente, em actividades ilegais com maior destaque para o garimpo.
Segundo Klemens, a garantia de boas condições de segurança aos trabalhadores do sector podem contribuir para o desenvolvimento de Moçambique.
Temos testemunhado o crescimento da indústria mineira e do sector energético, o que impõe um acompanhamento inspectivo para assegurar o cumprimento da legislação, disse a ministra na abertura do seminário subordinado ao lema, Inspectores por uma exploração saudável, segura e sustentável dos recursos minerais e energéticos.
Para a ministra, a aspiração só pode ser alcançada através da formação dos inspectores em diversas áreas. É preciso que os inspectores sejam capacitados e treinados em diversas matérias com destaque para a investigação de acidentes, avaliação e gestão de riscos.
Ela advertiu aos inspectores, oriundos de todos cantos do país, a trocar experiências e partilhar conhecimento.
Por seu turno, Tanja Werheit, da embaixada Alemã, em Maputo, disse que esta nação continuará a apoiar Moçambique a nível do sector. A Alemanha tem ajudado Moçambique no sector dos recursos minerais e vai continuar com este apoio, garantiu, acrescentando que Moçambique tem enfrentando crises e desafios na área política e financeira, mas esta é uma oportunidade para sair delas.
(AIM)