Presidente da República visitou o MTC e não gostou do que viu
O Presidente da República, Filipe Nyusi, exige do Ministerio dos Transportes e Comunicacaoes e instituições tuteladas, a definição clara dos seus planos, e melhoria da qualidade dos serviços prestados.
Filipe Nyusi falava durante a reunião do conselho consultivo daquele ministério, após visitar, sucessivamente, as empresas Linhas aéreas de Mocambique, Transportes públicos urbanos, INATER, Portos de Maputo e Instituto Nacional das Comunicações de Mocambique.
Naquele ministério, o chefe de Estado apontou a falta de gestão dos recursos e do pessoal, da motivação e promoção, e disse não compreender como o Ministério dos Transportes e Comunicações funciona com os sectores-chaves, ineficientes.
Filipe Nyusi, questionou aos gestores do Ministerio, a razão do aumento de casos de acidentes de viação, que ceifam vidas humanas, havendo sectores que cuidam da segurança rodoviária.
O chefe de Estado lamentou a existência de embarcações adiquiridas pelo governo, mas que se encontram inoperacionais.
Os Transportes públicos de Maputo, segundo o chefe de Estado, devem ser reestruturados, de modo a responder aos desafios actuais.
Na LAM, o chefe de estado disse que a diversificação da frota não contribuiu no crescimento da empresa, tendo garantido que o governo vai fazer uma intervenção profunda. (RM)