Presidente da República reitera combate à corrupção na função pública
O Presidente da República, Filipe Nyusi, desafia o sector de Administração Estatal e Função Pública a liderar os processos de criação de mentalidade produtiva e combate à corrupção no seio dos funcionários públicos.
O chefe do estado falava esta quinta-feira no conselho consultivo daquele ministério, no âmbito da sua visita de trabalho.
Filipe Nyusi disse ser necessário profissionalizar a administração pública e monitorar os funcionários, para tornar o estado mais sustentável.
Segundo o Presidente da República, o Ministério da Administração Estatal e Função Pública deve-se empenhar mais no combate à corrupção no país.
Filipe Nyusi insurgiu-se com a forma como é gerido o património do estado e, segundo disse, há esbanjamento de recursos humanos e financeiros, tendo recomendado a definição clara do seu uso.
Quanto à dirigentes autárquicos, o Presidente da República recomenda o ministério de tutela a adequá-los aos procedimentos da administração pública e actualizar as categorias de cidades e vilas, bem como aprofundar o processo de descentralização.
Naquele ministério, o chefe do Estado visitou as direcções nacionais de desenvolvimento autárquico, de administração local, gestão de recursos humanos do Estado, Instituto superior de administração pública e o instituto nacional de gestão de calamidades. (RM)