Presidente da República recebe mensagens de felicitações do PNUD e do Príncipe de Abu Dhabi
O Presidente da República, Filipe Nyusi, recebeu mensagens de felicitações do Principe Herdeiro de Abu Dhabi e Vice Comandante Supremo das Forças Armadas, Mohammed Bin Zayed Al Nahyan, e do Administrador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Achim Steiner, pela reeleição ao cargo, nas eleições gerais e das Assembleias Provinciais de 15 de Outubro de 2019.
Na sua mensagem, o Príncipe Herdeiro de Abu Dhabi refere que “Tenho a honra e prazer de aproveitar a ocasião de tomada de posse de vossa Excelência ao cargo de Presidente da República, para endereçar as mais calorosas felicitações, desejando todo o sucesso e progresso no exercício das Vossas funções, bem-estar ao vosso povo amigo e maior desenvolvimento e progressão das nossas relações bilaterais no interesse dos nossos dois países e povos amigos”
Por seu turno, o Administrador do PNUD salienta que escreve em nome do organismo que dirige para felicitar o Chefe do Estado moçambicano pela reeleição ao cargo de Presidente da República de Moçambique.
"Aproveito Igualmente esta oportunidade para saudar as autoridades e o Povo de Moçambique, bem como a Comissão Nacional de Eleições (CNE) pelas eleições Presidenciais e legislativas que tiveram lugar em Outubro de 2019. Asseguro-vos o empenho renovado do PNUD de continuar a trabalhar com Vossa Excelência, com o vosso Governo e o povo moçambicano em prol do alcance da agenda 2030 de desenvolvimento sustentável, em conformidade com as prioridades e políticas de desenvolvimento nacional plasmadas no Plano Quinquenal do Governo (PQG)", lê-se na mensagem do Administrador do PNUD.
Na perspectiva de Achim Steiner, Moçambique é um país propenso aos efeitos das calamidades naturais e o impacto devastador dos dois ciclones ocorridos em princípios de 2019 serve de chamada de atenção de que as mudanças climáticas ameaçam desfazer o desenvolvimento arduamente conquistado.
"Em parceria com o Governo de Vossa Excelência, o PNUD criou um Fundo de Recuperação de Moçambique, num valor de 72,2 milhões de dólares americanos, para contribuir na rápida restauração dos caminhos de desenvolvimento e resiliência acrescida. Apesar de haver grandes desafios, existem também oportunidades para voltar a construir melhor, garantindo que Moçambique consiga gerir proactivamente os riscos e reforce os sistemas de resiliência para melhor gerir futuros choques", sublinha o dirigente do organismo das Nações Unidas. (RM-GI)