Presidente da República ordena retirada compulsiva dos afectados pela chuva
O Presidente da República, Filipe Nyusi, reafirmou a necessidade de o governo empenhar-se na resolução dos problemas que a população enfrenta, garantindo a segurança das pessoas e a disponibilidade de alimentos.
O Chefe do Estado falava esta segunda-feira, em Maputo, na primeira sessão ordinária do Conselho de Ministros, que serviu para analisar a situação de emergência no país e o trabalho das brigadas de monitoria da campanha agrícola e pesqueira 2016/2017.
Depois de acompanhar a apresentação dos relatórios, o Presidente da Republica disse que uma população nutrida vai assegurar o desenvolvimento do país.
O Chefe do Estado manifestou preocupação com os estragos provocados pela chuva no país, tendo sublinhado, aos membros do governo, que não devem negociar a retirada da população de zonas de risco para os locais seguros.
O Presidente da República foi, igualmente, informado que desde o início da época chuvosa, o país registou quarenta mortos e a destruição de várias infra-estruturas sociais.
O vice-ministro da Administração Estatal e Função Pública, Roque Silva, disse que a maior parte das bacias hidrográficas do país estão a atingir níveis acima do alerta, esperando-se mais chuva esta semana. (RM)