Presidente da República inicia visita oficial a Holanda
O Presidente da República, Filipe Nyusi, desembarcou esta quarta-feira, no Aeroporto Internacional de Amsterdão, na Holanda, dando inicio a uma visita oficial de três dias ao Reino dos Países Baixos.
A visita do Chefe do Estado moçambicano surge em resposta ao convite formulado pelo Rei dos Países Baixos, Willem Alexander, no quadro do aprofundamento das relações de amizade e solidariedade entre as duas Nações.
Hoje primeiro dia da visita, o Presidente Nyusi será recebido pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação da Holanda, Bert Koenders, e vai visitar o Centro de Tecnologias da Shell.
Amanhã Filipe Nyusi vai ao Senado, onde estão previstos encontros com parlamentares, senadores e membros da Câmara dos Deputados.
Ainda amanhã, o Chefe do Estado moçambicano vai participar no Fórum de Negócios Moçambique-Holanda, que contará com a presença de 150 empresários dos dois países.
A realização deste fórum de negócios tem em vista promover parcerias e oportunidades de investimento entre os empresários dos dois países.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, que faz parte da comitiva presidencial, olha com excelentes expectativas a visita oficial do Presidente Nyusi.
No final do dia de hoje está previsto a assinatura de dois memorandos de entendimento nos sectores de águas e formação.
No último dia da visita presidencial, Filipe Nyusi será recebido em audiência pelo Rei Willem- Alexander e vai manter conversações oficiais com o Primeiro-Ministro holandês, Mark Rutte, para além do encontro com a comunidade moçambicana na Holanda.
A cooperação Moçambique - Reino dos Países Baixos tem o seu enfoque nos sectores de petróleo e gás, agro-indústria e pecuária, banca, transportes e logística, bem como abastecimento e gestão de água. (RM-Holanda)