Presidente da República inaugura central hidroeléctrica de Mavuzi
Cento quarenta e sete sedes distritais, de um universo de cento e cinquenta e quatro, no país, estão iluminadas. Os dados foram anunciados, esta segunda-feira, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, após a reinauguração da central hidroeléctrica de Mavúzi, em Manica.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, afirmou que a central hidroeléctrica de Mavúzi, na província de Manica, constitui uma infra-estrutura importante para a economia de Moçambique.
Segundo o chefe do estado moçambicano, a reabilitação daquela infra-estrutura vai responder `as necessidades do desenvolvimento do país e perpetuar as relações económicas entre Moçambique e o Zimbabwe.
O Presidente da Republica destacou que com a energia de qualidade é possível a prática da agricultura de irrigação e o agro-processamento.
A central, em paralelo com a de Chicamba, fornece energia eléctrica ao centro do país nas cidades da Beira e Dondo, em Sofala, Chimoio e Manica, na província do mesmo nome, e Mutare, no vizinho Zimbabwe.
A reabilitação da central de Mavúzi consistiu no melhoramento e modernização dos equipamentos, elevando a sua capacidade de produção para 42 megawatts, contra metade nos últimos anos. (RM-Manica)