Presidente da República garante que governo vai continuar a investir no sistema meteorológico
O Presidente da República, Filipe Nyusi, garante que o governo vai continuar a investir no fortalecimento do sistema meteorológico face às ameaças constantes de fenómenos naturais.
Filipe Nyusi falava esta quarta-feira na localidade de Zimuala, distrito de Machanga, depois de inaugurar uma estacão meteorológica que vai contribuir na melhoria do sistema de aviso prévio.
O chefe do Estado disse que o programa um distrito, um estacão meteorológica visa reduzir o impacto de desastres naturais uma vez que os equipamentos têm a capacidade rápida de análise e interpretação dos fenómenos naturais que possam ocorrer.
O director geral do Instituto nacional de meteorologia, Adérito Aramuge, fala das vantagens das estacões meteorológicas em implantação no pais.
Com a inauguração da estção de Machanga, o país passa a contar com 67 estacões meteorológicas.
Entretanto, o Presidente da República saúda o governo da província de Sofala pela forma como tem estado a gerir a pandemia da covid-19.
Filipe Nyusi fez o pronunciamento esta quarta-feira na Beira durante a sessão extraordinária do secretariado do comité provincial, alargada a outros quadros do governo.
O Presidente da República apontou as campanhas de sensibilização das comunidades sobre a prevenção do novo coronavírus e do processo de vacinação, como tendo contribuído para que a província não entrasse em colapso.
Esta quinta-feira, o Presidente da República procede a inauguração do campus da Universidade Licungo, no Dondo, e da fábrica de processamento de trigo na Beira, marcando, desta forma o término da sua visita de dois dias a Sofala. (RM)