Presidente da República garante melhoria do ambiente de negócios
O Presidente da República, Filipe Nyusi, quer que o investimento britânico atinja níveis mais altos no país ao mesmo tempo que garante continuar a tomar medidas para a melhoria do ambiente de negócios.
O Chefe do Estado moçambicano fez estas declarações esta terça-feira, em Londres, durante a Mesa Redonda sobre Oportunidades no Sector da Agricultura e Respectiva Cadeia de Valores, com o advento do Gás Natural em Moçambique, no quadro da Cimeira de Investimentos Reino Unido África ontem realizada.
Para o Chefe do Estado moçambicano a sua visita a Londres serviu para colocar Moçambique na montra com vista a atrair mais investimentos britânicos, tanto para a agricultura como para outros sectores de actividade económica e social.
Falando das prioridades do governo Filipe Nyusi sublinhou mais uma vez que a agricultura é primordial para o desenvolvimento do país, destacando que o dinheiro dos hidrocarbonetos vai servir para financiar o sector agrícola.
Na ocasião o Secretário de Estado britânico para África, Andrew Stephenson, anunciou uma série de financiamentos para o continente africano, incluindo Moçambique.
São no total 6.5 biliões de libras para África, dos quais uns totais de 307 milhões destinam-se a Moçambique.
Segundo o governante britânico do pacote que se destina a Moçambique 70 milhões de libras são para o sector agrícola e 40 para os serviços financeiros.
Na ocasião o Governo britânico disse que tem disponíveis pouco mais de cem milhões de libras para investimentos nos sectores agrícola e financeiro no país.
A informação foi avançada pelo Secretário de Estado britânico para África, Andrew Stephenson, que na ocasião sublinhou que o seu governo pretende fazer investimentos no país a longo prazo.
O governante britânico destacou que a agricultura é o sector prioritário porque na sua óptica oferece muitas oportunidades de emprego para mulheres e jovens.
Segundo Stephenson, o ano passado o governo britânico investiu 150 milhões de libras no sector de água e para os próximos anos garante apoio técnicio para o país.
Ainda no ano passado, o governo britânico ofereceu ao país 38 milhões de libras para apoiar na mitigação dos efeitos dos ciclones Idai e Keneth. (RM)