Presidente da República exige gestão criteriosa no INSS
O Presidente da República, Filipe Nyusi, exige dos gestores do Instituto Nacional de Segurança Social, INSS, uma gestão criteriosa dos fundos e projectos de investimentos da instituição, de modo a permitir maior sustentabilidade ao sistema.
O chefe de Estado falava na reunião do conselho consultivo do Ministério do Trabalho, emprego e Segurança Social, após visitar várias direcções e instituições tuteladas.
Segundo o chefe de Estado, os gestores não devem transformar o INSS numa instituição, onde todos buscam dinheiro sem retorno.
Na interacção com membros do conselho de administração do INSS, o chefe de Estado exigiu explicações à direcção do INSS, sobre a sua constituição e o facto de haver de diversos projectos inacabados.
Depois desta radiografia, o Presidente Filipe Nyusi disse que os projectos merecem um estudado aprofundado, de modo a tornar o INSS mais produtivo e actuante.
Contudo, o chefe do Estado afirmou que o Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social, está num bom caminho, tendo salientado que é preciso certificar os centros de Formação Profissional, para responder às exigências do mercado e promover o emprego.
No Ministério do Trabalho Emprego e Segurança Social, o presidente da República visitou sucessivamente, o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional, INSS, Observatório Nacional de Emprego, Inspecção Geral do Trabalho e Direcção Nacional do Trabalho Migratório. (RM)