Presidente da República declarou que se abrem boas perspectivas para a paz efectiva em Moçambique em 2017
O Presidente da República, Filipe Nyusi, declarou em Nampula, que se abrem boas perspectivas para a paz efectiva em Moçambique, em 2017, prestes a iniciar.
O Chefe do Estado, que se encontra em repouso em Nampula, por ocasião da quadra festiva, manteve, esta segunda-feira, uma longa conversa com o líder da Renamo, Afonso Dhlkama sobre a paz no país.
Trata-se de uma conversa que, segundo disse é promissora:
“Sempre eu disse que invisto mais tempo a procura da paz neste país, não só, eu e muitos moçambicanos. Conseguimos falar, eu e o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama e a chamada era simplesmente para desejar-se Festas Felizes, um ao outro e saber como as coisas estão, mas como sempre, esse tipo de contacto tem que se explorar ao máximo. Aproveitamos falar longamente sobre a situação da paz; foi uma chamada longa, fiquei encorajado daquilo que sempre temos vindo a dizer, de que de uma ou de outra maneira, as hostilidades têm que parar, ninguém deve morrer por causa de desencontros de ideias ou de posições, de diferenças entre as pessoas. O Presidente da Renamo prometeu-me que vai fazer uma conferência de imprensa resumindo o resultado da nossa conversa. Talvez deixemos para que o presidente da Renamo possa dizer aquilo que nós falamos, mas foi uma conversa interessante. Quando falamo-nos é sempre bom, encontrar soluções, nem que sejam provisórias, temporárias, mas sempre isso dá sinal de esperança para todo o país “, frisou o Presidente da República, Filipe Nyusi. (RM)