Presidente da República cria grupo de apoio ao processo de paz
O Presidente da Republica, Filipe Nyusi, criou um Grupo de Contacto, constituído por vários parceiros de cooperação, convidados a apoiar o desenvolvimento de uma paz sustentável em Moçambique.
O grupo vai prestar assistência financeira e técnica coordenada, bem como realizar outras tarefas indicadas nos seus Termos de Referência.
Integram o Grupo de Contacto sete personalidades, designadamente, os Embaixadores da Federação Suíça, dos Estados Unidos da América, da República Popular da China, do Reino da Noruega bem como o Alto-Comissário da República do Botswana, a Alta Comissária do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e o Chefe da Missão da União Europeia em Moçambique.
Um comunicado da Presidência da República refere que o Grupo, cujas actividades terão início ainda esta semana, juntar-se-á às Comissões de Trabalho constituídas por entidades nacionais já designadas pelo Presidente da República e pelo líder da Renamo que, juntos, prosseguirão em busca da paz efectiva e definitiva, tendo como mandato debruçarem-se sobre questões militares e de descentralização. (RM-GI)