Imprensa

Presidente da República confraterniza com atletas medalhados nos campeonatos africanos

06/04/2017 08:01

O Presidente da República, Filipe Nyusi, participou hoje, em Maputo, num encontro de confraternização com os atletas medalhados nos Campeonatos Africanos de Vela, Canoagem, Natação e Voleibol.

Falando no encontro, no âmbito da visita que efectuou ao Clube Marítimo de Desportos, o Presidente Nyusi, exortou aos atletas medalhados a prepararem-se com afinco para a conquista de mais vitórias nos desafios que se seguem.
Aliás, o número de troféus e medalhas conquistadas nos últimos anos indica que os promotores do desporto já entenderam que Moçambique tem capacidade e potencial para alcançar vitórias nas várias modalidades desportivas.
“São indicadores desta capacidade a vitória alcançada no futebol em que uma equipa da província (de Sofala) qualificou-se para a fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos e a qualificação de selecção de basquetebol feminino para o Afro-basquete”, apontou o Presidente Nyusi.
Estes feitos são prova de que a mensagem da promoção do desporto está a chegar, disse Nyusi, destacando que os jovens devem continuar a levar Moçambique no coração e fazer o possível porque “estamos em todo o momento convosco”. 
O Chefe do Estado apontou a necessidade de os praticantes do desporto fazerem o seu trabalho sem lamentações ou comentários negativos e exortou-os a convidarem outros jovens para aderirem a prática desportiva.
“Devem apostar numa escola específica e não se espalharem. Não se pode nascer grande e é muito difícil moldar um adulto. A modalidade nunca se pratica com simples esperteza, pois precisa de formação”, explicou. 
Referiu que os clubes têm que fazer as suas economias para poderem sobreviver e o Clube Marítimo é um bom exemplo. 
“Estou satisfeito em saber que o Clube Marítimo vai promover outras modalidades”, disse Nyusi, apontando que a canoagem e uma modalidade que deve ser praticada desde tenda idade. 
O Chefe do Estado também manifestou a sua satisfação pelo facto de ter constatado que durante a visita a equipa de voleibol é formada por jovens, incluindo a equipa técnica.
(AIM)