Presidente da República afirma que a economia moçambicana está a melhorar
O Presidente da República, Filipe Nyusi, afirmou que a economia moçambicana está a melhorar, depois da crise económico-financeira que afectou o Mundo.
Falando recentemente, em Cabo Verde, em entrevista à Televisão portuguesa, o Chefe do Estado disse que Moçambique enfrentou, particularmente, hostilidades que afectaram a circulação de pessoas e bens, a flutuação da moeda nacional, o metical, a redução do preço do carvão, castanha de caju, algodão e do alumínio, no mercado mundial.
Nyusi referiu também que a seca, que afectou o Sul do País, e as cheias na região Norte, incluindo a redução do apoio externo ao Orçamento Geral do Estado, influenciaram negativamente no desempenho da economia.
“ Mas nós já a partir de 2016, 2017, já estamos a fazer uma concavidade, neste caso ainda o gráfico tende a subir. A inflação não foi só pelo aumento da produção e da produtividade que foi essencial. Mobilizamos os moçambicamnos a produzir comida, mas também foram algumas medidas macro-económicas,neste casao concreto para as empresas do Estado ou empresas públicas e participadas, algumas medidas de aperto, reduzir algumas gorduras, contenção disto ou daqulio, então isto tem estado a reanimar a nossa economia“, disse.
Na mesma entrevista o Presidente da República apelou para investimentos externos, frisando que o país está estável.
“Moçambique está relativamente estável, os investimentos estão a ocorrer. E normalmente aqueles que ficam na sombra à espera para as coisas acontecerem da maneira que gostariam que acontecessem, estão a ficar atrasados. Este ano ainda, abri a maior fábrica de grafite do Mundo e com jazigos maiores em Moçambique. Fui inaugurar mais uma fábrica de granito. Vamos agora inaugurar uma série de centrais em Maputo, portanto os investimentos estão a vir, areias pesadas, agricultura em grande escala e também as pequenas e médias empresas portuguesas estão em Moçambique. Por isso queria apelar aos investidores que venham a Moçambique investir“, frisou o Chefe do Estado.
Noutros desenvolvimentos da entrevista, Nyusi reiterou a realização das eleições autárquicas, em Outubro, e das gerais no próximo ano.