Imprensa

Presidente da Assembleia da República enaltece apoio da China

21/02/2017 07:44
Presidente da Assembleia da República enaltece apoio da China

A Presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, enalteceu, na última quarta-feira, em Beijing, o apoio sócio económico que a República Popular da China tem dado a República de Moçambique.

Falando durante um encontro de cortesia com a Vice-Presidente do Comité Consultivo do Congresso Nacional do Povo Chinês e Presidente da Federação Nacional das Mulheres da China, Shen Yueyeue, a Verónica Macamo agradeceu o relacionamento, que chamou de saudável, existente entre os dois povos e países.

Na ocasião, Verónica Macamo informou que a Democracia em Moçambique está num bom caminho e que tudo que está sendo feito no País, incluindo na Assembleia da República, tem em vista a melhorar o ambiente de negócios e que os investidores se sintam atraídos.

“Devemos usar as boas práticas para catapultar e elevar a qualidade de trabalho das nossas instituições”, disse a Presidente da AR, acrescentando que, “quando as sociedades são capazes de aproveitar integralmente as capacidades e inteligência de homens e mulheres, a própria sociedade é que ganha.

A PAR fez saber ainda que em Moçambique, homens e mulheres são iguais perante a lei e que este pormenor tem se verificado em todos os órgãos do Estado.

Por seu turno, Shen Yueyeue, disse que a política básica de igualdade entre homens e mulheres na República da Popular da China está inclusa nas diversas leis, bem como na Constituição do seu País.

De acordo com a Presidente da Federação das Mulheres chinesas, uma das principais responsabilidades da Organização que dirige é a protecção dos grandes interesses das mulheres, assegurando a concessão de empréstimos ou subsídios monetários com vista a criação de oportunidades de negócios.

Durante o encontro, Yueyeue manifestou interesse de promover intercâmbios entre as mulheres dos dois Estados, através de encontros para a troca de experiências e boas práticas, como forma de aprofundar o relacionamento existente entre Moçambique e China.

“Estamos dispostos a promover intercâmbios e contactos entre as mulheres dos dois países para aprofundar a nossa amizade” vincou Yueyeue. (RM-AR)