Imprensa

Presidente Nyusi tomou posse há três anos

15/01/2018 10:44
Presidente Nyusi tomou posse há três anos

O Presidente da República, Filipe Nyusi, fecha hoje o terceiro ano do seu mandato como Chefe do Estado, o quarto democraticamente eleito em Moçambique. Nyusi venceu as eleições realizadas a 15 de Outubro de 2014 e tomou posse três meses depois, a 15 de Janeiro de 2015, na Praça da Independência, em Maputo.

Filipe Jacinto Nyusi fora eleito candidato às eleições gerais de 2014 em sessão do Comité Central do Partido Frelimo realizada a 1 de Março do mesmo ano.

O mandato de Filipe Nyusi marca uma transição geracional na direcção não só do partido Frelimo como do Estado moçambicano, facto que coloca sobre a responsabilidade de agir a irreverência de um jovem, mas com a responsabilidade de um dirigente forjado num partido com longa história como é a Frelimo.

Para o seu mandato, Filipe Nyusi definiu um conjunto de compromissos em áreas estruturantes da vida, nomeadamente emprego, educação, saúde, água e saneamento, agricultura e pecuária, transportes e vias de acesso, energia eléctrica, habitação, relações internacionais, cultura e turismo, justiça e combate ao crime, desporto, finanças e recursos naturais e energéticos.

Ao longo dos primeiros três anos do seu mandato, o Chefe do Estado desenvolveu inúmeras acções com o objectivo de honrar o seu compromisso com os moçambicanos, uma odisseia que desde o princípio foi marcada por obstáculos diversos, aos quais Filipe Nyusi nunca deu costas.

Assim mesmo, apesar das calamidades naturais, passando pela crise económica internacional até desaguar nos problemas domésticos como o conflito armado e corrupção, o Presidente da República tem mantido a determinação de conduzir o país a bom porto, com várias realizações já inscritas na sua trajectória como Chefe do Estado.

No PRIMEIRO PLANO desta edição apresentamos um resumo das principais realizações de Filipe Nyusi nos primeiros três anos da sua governação.