Presidente Nyusi recebe comissária europeia nas nações unidas
O Presidente da República, Filipe Nyusi, reuniu-se quarta-feira, em Nova Iorque, com a Alta Comissaria da União Europeia (EU) para Negócios Estrangeiros e Politica de Segurança, Frederica Magherini, com quem analisou a cooperação bilateral e passou em revista a situação politica, económica e social em Moçambique.
Magherini não prestou declarações a imprensa no final do encontro que teve lugar na sede das Nações Unidas a margem da 71ª sessão anual do Debate Geral da Assembleia Geral da organização.
O Chefe do Estado disse que as partes analisaram o dossier da paz em Moçambique e trocaram impressões sobre os avanços que estão a ser dados com o Fundo Monetário Internacional (FMI).
No plano político decorre o diálogo entre o Governo e a Renamo. O Executivo moçambicano também chegou a um entendimento com o FMI para a realização de uma auditoria independente as contas das empresas Ematum, Proindicus e MAM, que beneficiaram de empréstimos não declarados com aval do Estado.
Esta situação levou os parceiros de programáticos, incluindo o FMI, a suspenderem o apoio director ao Orçamento do Estado.
A auditoria as contas das três empresas que beneficiaram de empréstimos não declarados, no valor estimado em mais de 1,4 mil milhão de dólares, será conduzida pela Procuradoria-Geral da Republica, como sempre defendeu o Governo moçambicano.
Aproveitamos o momento para dissipar eventuais maus entendidos sobre a situação económica em Moçambique, mas também recebemos encorajamento de diferentes níveis das medidas que estamos a tomar em torno do diálogo para conseguir-se a paz efectiva no pais e para correcção as medidas de maior transparência no âmbito da actividade económica, disse.
(AIM)