Presidente Nyusi Inaugura Aeroporto Filipe Jacinto Nyusi em Chonguene
O Presidente da Republica de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou no dia 29 de Novembro de 2021, um Aeroporto com o seu nome em Chonguene, província sulista moçambicana de Gaza
Trata-se do primeiro Aeroporto na Província de Gaza e que custou um pouco mais de USD 60 milhões. Tem uma pista de 1,8 quilómetros de dimensão e ainda não foram anunciados voos regulares e fontes das empresas Aeroportos de Moçambique (ADM) e LAM.
Trata-se de um empreendimento financiado por fundos chineses e tem capacidade para receber perto de 220 mil passageiros por ano. Mas o ministro dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai, garantiu a viabilidade da obra: “as potencialidades da província não deixam qualquer dúvida de que este Aeroporto é viável”, disse o governante, que o apresentou ainda como uma eventual alternativa ao Aeroporto Internacional de Maputo para algumas aeronaves.
Após a inauguração da infra-estrutura, o Chefe de Estado garantiu que “a sustentabilidade do Aeroporto (Filipe Jacinto Nyusi) de Gaza não será garantida apenas pelo turismo. Não fizemos o Aeroporto apenas pelo turismo”.
As Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) escalaram o dia da inauguração o primeiro voo comercial. Nesta fase, a preço promocional, o bilhete de ida e volta custa 13.800 meticais, o equivalente a cerca de 185 euros. (AIM)