Imprensa

Pr exorta todos cidadãos a aderirem ao recenseamento populacional e de habitação

31/07/2017 12:12

O Presidente da República, Filipe Nyusi, apela a todos os cidadãos, independentemente da sua nacionalidade, religião e orientação ideológica, a aderirem em massa ao IV Recenseamento Geral da População e Habitação, que terá lugar no período compreendido entre 1 a 15 de Agosto do corrente ano em todo o território moçambicano.

Numa mensagem enviada a Redacção da AIM, o Presidente da República explica que o censo é um evento importante do Estado Moçambicano, organizado e dirigido pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e que vai permitir saber o número de cidadãos, a sua morada e as condições de os seus locais de residência quantos somos, onde moramos e em que condições em que vivem. 

“O Censo é igualmente uma oportunidade para o Governo colher informações vitais que lhe permitem desenhar políticas públicas mais consentâneas com a realidade e necessidades da população, especialmente no que tange à políticas habitacionais e de urbanização, de natalidade, de emprego, e de desenvolvimento, com o fim último de proporcionar o bem-estar de todos residentes no nosso País”, afirma Nyusi na sua mensagem.
Por isso, exorta a todos os cidadãos moçambicanos, assim como os estrangeiros residentes em Moçambique, para participarem e colaborarem com a equipa de recenseadores que irá dirigir-se às suas residências, fornecendo informações pertinentes que irão solicitar no momento de recenseamento.
“A nossa expectativa é de que neste Censo, sejam abrangidos mais de cinco milhões de agregados familiares em todo o país, dispersos por cerca de setenta mil áreas de enumeração, demarcadas quer nas zonas rurais, assim como nas zonas urbanas”, refere a mensagem.
O censo também vai abranger, para além de residentes em habitações tradicionais, os residentes em lares, centros internatos e quartéis, outros lugares de aglomeração, bem como migrantes à data do recenseamento.
Por isso, disse o Presidente da República, “gostaríamos de reiterar o apelo à todos os residentes no território nacional, independentemente da sua nacionalidade, religião e orientação ideológica, para colaborarem com a equipa de recenseadores do Instituto Nacional de Estatística, na hora do Censo, ou a instruir os residentes e ocupantes das suas residências a ficarem disponíveis para preenchimento correcto dos Boletins de Recenseamento”.
Para o efeito, recenseadores devidamente uniformizados e identificados, procederão ao acto de recenseamento, em todas as áreas de enumeração, identificadas na Cartografia Censitária.
(AIM)