Imprensa

Porto de Nacala, ponto importante para as rotas de transporte marítimo: Carlos Mesquita

05/10/2018 09:49

O Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, afirmou que o Porto de Nacala possui um potencial para se tornar um ponto importante das rotas de transporte marítimo para facilitar o acesso aos mercados internacionais do Leste, Sul da Ásia e do Médio Oriente.

Carlos Mesquita falava esta quarta-feira em Nacala-Porto, depois de proceder ao lançamento da primeira pedra para a segunda fase da reabilitação do Porto de Nacala.

Segundo o Ministro Mesquita, a reabilitação daquela infra-estrutura portuária, vai contribuir para a potencialidade de desenvolvimento de Moçambique e dos países do Interland.

O Embaixador do Japão em Moçambique, cujo país financiou 273.6 milhões de dólares, disse que as acções enquadram-se na parceria que Japão tem para com Moçambique.

Por seu turno, o director executivo da empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique-Norte, Fernando Couto, disse que o projecto de reabilitação do Porto de Nacala vai trazer uma nova dinâmica nos trabalhos portuários.

Espera-se no final que o Porto de Nacala tenha uma capacidade de manuseamento de duzentos e cinquenta mil contentores e outras cargas, contra os actuais cento e setenta mil. (RM-Nampula)