População afectada pelo ciclone Desmonde no Chinde sob controlo
A operação de assistência as famílias afectadas pelo ciclone desmonde, no distrito de Chinde, na província da Zambézia, está sob controlo, disse o Primeiro-ministro, em conferência de imprensa, no final da sua visita este domingo àquele distrito.
Carlos Agostinho do Rosário afirmou que, das cento e cinquenta famílias seriamente afectadas por aquele fenómeno natural, a sua maioria já foi assistida em tendas, lonas e outros bens.
As restantes quarenta famílias, que vivem em locais de difícil acesso, serão abrangidas esta segunda-feira.
O Primeiro-ministro considera ainda razoável os danos causados pelo ciclone desmonde no distrito de Chinde durante a sua passagem semana finda comparativamente a cidade da Beira na província de Sofala.
Carlos Agostinho do Rosário deixou depois recado às autoridades distritais e da província para fazerem deste fenómeno calamitoso que originou vento forte e chuva intensa, de um momento de reflexão para o desenho de estratégias direccionadas a evitar destruições similares no futuro e melhorar a vida da população.
Além do distrito de Chinde, Carlos Agostinho do Rosario Primeiro Ministro trabalhou no distrito de Mopeia.
Amanha o terceiro e ultimo dia de trabalho a província da Zambézia, o Primeiro-ministro desloca se ao distrito de Nicoadala e posteriormente dirigir encontro do Comite Operativo de Emergência. (RM)