Pedro Couto na investidura do recém-eleito presidente Zambiano
O Ministro moçambicano dos Recursos Minerais e Energia, Pedro Conceição Couto, participa terça-feira na cerimónia de investidura do recém-eleito presidente zambiano, um evento que terá lugar na capital Lusaka.
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi indicou o Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Pedro Conceição Couto, para o representar na cerimónia de Tomada de Posse do Presidente Eleito da República da Zâmbia, Edgar Lungu, a ter lugar amanhã, dia 13 de Setembro de 2016, lê-se no comunicado de imprensa enviado à Redacção da AIM.
Lungu, candidato do partido Frente Patriótica (FP), foi declarado vencedor das eleições presidenciais de 11 de Agosto de 2016, depois de conquistar 50,3 por cento de votos validados a 5 de Setembro corrente pelo Tribunal Constitucional da Zâmbia.
Segundo o jornal Lusaka Times, a cerimónia de investidura deverá ser testemunhada por pelo menos quatro Chefes de Estado e igual número de vice-presidentes.
A lista inclui Robert Mugabe, presidente do Zimbabwe, Yoweri Museveni (Uganda), Ian Khama (Botswana) e John Magufuli (Tanzânia).
Lungu, de 59 anos, é o sétimo Chefe de Estado zambiano, em 52 anos de independência. Disputaram as presidenciais nove candidatos.
(AIM)