Imprensa

Palma: Fábrica de processamento de gás natural liquefeito vai custar USD34 biliões

31/10/2018 08:57

Cerca de quinze biliões de dólares serão aplicados pelo consórcio Mozambique Rovuma Venture na construção de fábrica de processamento de gás natural liquefeito, no distrito de Palma, em Cabo Delgado.

Com a conclusão das obras de construção da fábrica, espera-se uma produção anual de 15.2 milhões de toneladas de gás natural liquefeito, o que vai permitir que Moçambique esteja entre os maiores produtores de gás, a nível mundial.

Esta informação foi avançada ao governo de Cabo Delgado pelo consórcio Mozambique Rovuma Venture, liderado pelas empresas ENI e ExxonMobil, durante o encontro de aprsentação do Plano de Desenvolvimento da fase I do projecto Rovuma LMG.

O director dos Recursos Minerais e Energia de Cabo Delgado, Ramiro Nguiraze, disse que decorrem encontros de análise do Plano de Desenvolvimento da Fase I do projecto, esperando-se que, em Julho de 2019, seja feito o fecho financeiro.

Segundo Ramiro Nguiraze, o plano envolve muitos aspectos, nomeadamente técnicos da construção, engenharia financeira, aspectos de responsabilidade social e modelos enconómicos, que devem ser analisados pelo governo e discutidos pelo consórcio. (RM)