PR termina Visita de Estado à República do Quénia
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, terminou hoje, a Visita que vinha efectuando à República do Quénia, a convite do seu homólogo, Uhuru Kenyatta.
Falando durante a Conferência de Imprensa que marcou o término da Visita, o Chefe do Estado considerou que a mesma foi positiva em todos os aspectos, com destaque para os encontros bilaterais, visitas a empreendimentos sócio-económicos, entre outras acções inseridas nesta visita.
O Chefe do Estado falou da assinatura dos instrumentos de cooperação, que visam operacionalizar a cooperação que estava estagnada, e isso ajudará a reactivar as trocas comerciais e troca de serviços, com destaque para a área de aviação, facilitando os negócios das classes empresariais dos dois países.
Falando da visita ao Porto de Mombaça, o Presidente Nyusi disse que a mesma visava perceber a capacidade de manuseamento do mesmo, de modo que Moçambique possa usar o mesmo para o escoamento da sua produção, desde produtos alimentares até aos recursos minerais.
“O Porto de Mombaça é estratégico para Moçambique, pois ele abrange, para além do própria Quénia, a Somália, Ruanda, e através deste entreposto podemos levar os produtos nacionais para esses países e vice-versa, como açúcar, milho, carvão, este que já se fez o primeiro carregamento, e existem linhas permanentes que tem a capacidade de escoar esses produtos para outros países vizinhos desse porto”, disse o estadista.
(PR)