PR reúne-se com sociedade industrial de pesca
O Presidente da República, Filipe Nyusi, reúne-se, esta sexta-feira, com a sociedade industrial de pesca e orienta comício no Distrito Municipal Katembe, no âmbito da visita de trabalho à cidade de Maputo.
Ontem, o chefe do Estado inaugurou as instalações do Instituto Nacional de Acção Social e lançou o projecto de unidade flutuante de gás natural liquefeito no coral sul da bacia do Rovuma.
Trata-se do primeiro projecto a ser implementado na parte oriental de África e marca o inicio da exploração, por fases, dos recursos de gás existentes na Área 4 da Bacia do Rovuma.
Na ocasião o chefe do Estado disse que este projecto deverá contribuir para a industrialização e desenvolvimento económico do país.
“Pretendemos assegurar o desenvolvimento de um programa de industrialização orientada para agregar valores, através do uso de recursos nacionais aumentando a oferta de bens de consumo nacional, substituindo deste modo as importações. Trata-se, por estas razões todas, de um processo prolongado, na busca de soluções e equilíbrio entre as diversas partes, numa equação de custo benefício que giram em torno do lucro da sustentabilidade da localização de benefícios do país. Queremos aproveitar a exploração dos recursos para fomentar a implementação da indústria correlacionada, que acrescentem valores à economia, alargando-a por via de diversificação. Só assim é que será possível transformar estes investimentos em geradores de emprego, e por conseguinte, combatermos de forma eficaz a pobreza”, disse Filipe Nyusi.
O projecto está avaliado em mais de seis mil milhões de dólares. (RM)