PR reúne-se com o Governador do Banco Central da Noruega
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, reuniu-se com o Governador do Banco Central da Noruega, Oystein Olsen, com quem discutiu o Fundo Soberano da Noruega e como ele opera. Este é o maior fundo soberano do mundo, com mais de 1 trilhão de dólares norte-americanos, em grande parte proveniente dos recursos de hidrocarbonetos do país.
Acompanhado pelo Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, e outros membros do governo, Nyusi afirmou que o modelo de um fundo patrimonial adoptado em Moçambique não deve ser uma mera imitação. Este deve resultar da partilha de experiências de parceiros e, acima de tudo, deve servir os interesses do país e dos seus cidadãos.
"Vamos trabalhar com o Banco Central da Noruega para que possamos entender como o fundo soberano funciona", disse Nyusi. “Eles são muito avançados nisso. Com toda a nossa prudência e paciência, vamos acompanhar o que pode ser uma vantagem para os moçambicanos, para que não o façamos por imitação, ou porque está na moda ”, disse o Presidente Nyusi.
(PR)