PR retoma diálogo com a nova liderança da Renamo
O Presidente da República, Filipe Nyusi, retomou o diálogo político com a nova liderança da Renamo, com vista ao alcance da paz efectiva no país.
Filipe Nyusi diz esperar que, em breve, se finalize o pacote de descentralização.
O Chefe do Estado disse que, dos contactos mantidos com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, colheu consensos em matérias de descentralização, cujo pacote já se encontra depositado na Assembleia da República.
“Já iniciei o processo de diálogo coma nova liderança da Renamo e espero que se finalize o pacote legal da descentralização com a maior celeridade possível o que implicará uma revisão pontual da Constituição da República. Esperamos em simultâneo finalizar os assuntos militares que comportam o desarmamento, a desmobilização e reintegração dos elementos armados da Renamo, processo que já possui bases suficientes para ser iniciado”, disse.
Segundo o Chefe do Estado, a escolha do diálogo directo com o líder da Renamo, falecido no início deste mês, é um método encontrado para aliviar o sofrimento dos moçambicanos.
Nyusi falava, ontem à noite, em Maputo, no Banquete de Estado oferecido ao seu homólogo ugandês, Yoweri Musseveni, que está de visita à Moçambique.