PR recebe embaixadores da Venezuela e da Índia
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu hoje, no seu Gabinete de Trabalho, os Embaixadores da Venezuela, Marlon Penha, e da Índia, Rudra Gaurav Shresth, para a apresentação de cumprimentos de despedida ao Chefe do Estado moçambicano, por terem terminado a sua missão diplomática em Moçambique.
Na declaração à imprensa, Marlon Penha, primeiro embaixador venezuelano em Moçambique, assegurou que o trabalho diplomático da Venezuela em Moçambique vai continuar, e que as relações entre os dois países estão num estágio de maturação.
Na ocasião deixou uma mensagem de encorajamento aos moçambicanos, para continuarem a desenvolver o país e a consolidar a paz, tendo agradecido o apoio prestado no seu mandato.
O Embaixador da Índia afirmou que Moçambique é um país com potencial enorme para expandir e, até, duplicar o actual volume das exportações para aquele país asiático, e aponta a Índia como um mercado grande e eficiente para fazer negócios.
“Há potencial de expandir muito mais as exportações de Moçambique para Índia, porque há recursos e capacidade. O melhor produto que Moçambique exporta para Índia é o carvão e o segundo é a castanha de caju, e a Índia é um grande mercado”, disse.
“Para a segurança da exportação, é importante que procuremos mais produtos. Óleo e vegetais são outros produtos que nós importamos de muitos outros países, e Moçambique tem capacidade e terra para produzir frutas, hortícolas e girassol para fabricar óleos para exportar para Índia. Estamos aqui para procurar outros produtos. Moçambique tem capacidade de duplicar o volume de exportações para Índia num período curto” analisou.
(PR)